Você se sente preparado para se manter em um mercado que está sempre mudando? Estamos entrando na era da IMERSÃO, um universo digital que conta com o investimento das maiores empresas do mundo. Bilhões de dólares já foram investidos no METAVERSO e o que isso pode fazer para o recrutamento ou para você?
As nossas experiências online vêm mudando ao longo dos anos e não são só os jogos que fazem sucesso. O Metaverso mistura a realidade com o mundo virtual, um ambiente de realidade aumentada. A internet vai sair do celular para um aparelho visual, um óculos. Seria esse o futuro do mercado de trabalho e das empresas? E como isso afeta o recrutamento?
Na minha opinião é algo positivo. Além de trabalhar de qualquer lugar do mundo, você pode participar de reuniões como se estivesse realmente com a pessoa fisicamente. E como você apareceria? Usando avatares. E o que isso pode trazer ou evitar? Mais inclusão e menos preconceito!
Se hoje currículos anônimos já são utilizados por grandes empresas para não influenciar as decisões dos gerentes contratantes a convidar e conhecer candidatos, imagine você se a entrevista for feita com uma pessoa usando um avatar que não se assemelha em
nada ao que ela é fisicamente. Ou se todos os candidatos que participarem do processo tiverem o mesmo avatar, parecendo virtualmente o mesmo? Se a imagem do profissional não afetar a decisão na hora da contratação, mais candidatos ficarão à vontade para participar das entrevistas.
Empresas que já investem no METAVERSO:
E você, o que está fazendo para se atualizar e prosperar com as mudanças tecnológicas?
Veja abaixo algumas profissões mais promissoras do Metaverso:
– Guia Turístico de Metaverso: Alguém que pode te guiar e apresentar os terrenos únicos, o mapa
– Digital Fashion Designer: Criador de roupas, acessórios digitais e até avatares
– Arquitetos: Montando modelos virtuais de casas e ambientes diversos de trabalho e lazer
– Corretores de imóveis virtuais: Vendendo essas casas e ambientes, terrenos e mapas
– Advogados: Para avaliar os contratos feitos no mundo virtual
– Analista de dados: Alguém que vai conseguir medir o comportamento dos usuários
– Digital Assets executer: Alguém que vai ser responsável em mover bens adquiridos no Metaverso, responsável pela transição de artigos entre pessoas
– Coordenador de eventos: Artistas já fazem shows virtuais e vários eventos como congressos e reuniões de empresas globais já estão acontecendo 🤯
Isso sem mencionar programadores, desenvolvedores e profissionais de TI responsáveis por infraestrutura, virtualização e segurança… continuam sendo profissões promissoras, é claro.
Será que as pessoas vão aderir e se sim, quando?
Enquanto grandes empresas investem, outras acham que as pessoas não vão deixar de viver no mundo real para viver no Metaverso. E você, acha que o Metaverso é o futuro?